terça-feira, 10 de novembro de 2009


Considerações sobre a MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

 Este ano a mostra trouxe bastante coisa boa, outras decepcionantes e outras supreendentes.

 Uma das reclamações constantes foram que as pessoas credenciadas, que adquirem uma espécie de passaporte, tem direito de tirar ingressos com quatro dias de antecedência, quanto os que não tem credencial, podem comprar ingresso com apenas um dia de antecedência, via internet. Assim as sessões com filmes com diretores mais famosos e filmes mais esperados, tinham seus ingressos esgotados antes do dia da sessão, fazendo que muitos fãs do cinema, que não tem condições financeiras, tivessem que deixar de ver os filmes que gostariam.

 A maioria dos filmes que tem grande visibilidade na Mostra acaba estreando no circuito comercial. Mas na mostra geralmente tem algum bate-papo com osrealizadores. O que atrai ainda mais a atenção do público.

 Percebi uma enorme quantidade de filmes nacionais este ano, e não apenas documentários, o que se faz, muito por aqui. Alguns filmes são bem esperados, consegui ver apenas dois Insolação, que é muito bom e Cabeça à Prêmio, que achei decepcionante. Fiquei frustrado a perder a estréia do filme Natimorto que não consegui ver depois por não coincidir os horários, um filme esperado não deveria ter horários apenas à tarde.

 Todos os filmes que vi, foram bons filmes, exceto o exemplo citado acima, mas só um, que foi o último filme que assisti que dei nota máxima, que é o excelente Bathory, nota 5. 

 Depois de um bom dinheiro investido, diga-se de passagem, consegui ver bons filmes, alguns até gostaria de ver novamente, como o Bathory, Sede de Sangue e A Fita Branca (vencedor de Cannes 2009).

 Espero no ano que vem poder ver mais filmes ótimos e poder ter mais tempo e dinheiro para acompanhar muito mais filmes. Aos que quiserem compartilhar suas impressões sobre a mostra pode ficar a vontade me mandando um e-mail ou comentando aqui mesmo ou no twitter.


Nenhum comentário: