quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Senhores do Crime (Eastern Promisses)
Direção: David Cronenberg
Duração: 100 minutos

Pra quem já conhece Cronenberg de seus outros filmes, como a mosca, videodrome, scanners, não vai se arrepender ao assistir este, aqui há sim uma evolução, Cronenberg vai além, numa história mais complexa, num suspense imperdível.

Ana (Naomi Watts) é uma parteira que num dia de trabalho, encontra um parto onde a mãe morre e sobra o bebê, não há parentes próximos da mãe que é russa e não tem parentes no país. Ela acha um diário escrito em Russo e leva para que o tio com quem mora traduza para ela, o tio não aceita traduzir de imediato, mas acaba aceitando a proposta.

Ela consegue um endereço e vai até um restaurante que ainda está fechado, um senhor a atende e deixa com que ela entre no restaurante, diz que no diário o nome do filho dele é citado várias vezes e faz com que ela lhe dê o diário.


Nicolai (Viggo Mortensen) dá uma carona há Ana que não consegue ir embora porque a sua moto não liga mais, com a chuva e por estar muito tarde ela acaba cedendo e aceita a carona. Eles conversam e neste momento vemos que Nicolai simpatiza com a linda e indefesa, porém determinada em encontrar a mãe da criança, Ana.



Nicolai pede para Ana se manter longe do restaurante e toda aquela gente, quando chega na frente do restaurante e vê o filho do dono, bêbado e que lhe ofende algumas vezes, Nicolai coloca ele para dentro e dá o conselho para Ana.


Ana começa a freqüentar o restaurante e Nicolai a adverte que aquele não é um bom local para se fazer amigos. Enquanto isso Nicolai vai cuidando dos negócios a sua maneira até que é traído pelo patrão e pelo filho do patrão que é seu amigo. Eles mandam matar Nicolai e é neste momento que vemos uma das cenas mais impressionantes do cinema, quando Nicolai está numa sauna para tratar de negócios e enganado e traído, ele luta nu contra dois assassinos, a cena é realmente violenta e faz com que tenha uma brutal, intrigante, inovadora e linda cena de ação, só está cena vale o filme muitos disseram, mas este é sempre um recurso de Cronenberg que quer deixar uma marca em seus filmes, como a explosão de uma cabeça em Scanners, o sexo com a televisão em Videodrome e assim por diante.

Nicolai foge e vai atrás dos "Judas" que o incriminaram, Ana descobre que o que tem no diário é muito agressivo e violento e tenta trocar o diário pela adoção do bebê, tudo isso se mistura e temos um desfecho violento e absurdamente impressionante quanto ao estilo visual e desfecho do suspense.

Quem gosta de filmes não deve perder este filme e o recomendo muito.

Nenhum comentário: