terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira (Blindness)
Dirigido por: Fernando Meirelles
Duração: 110 minutos


Este filme é uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor português José Saramago, o livro é sensacional e não tive as mesmas emoções com o filme.


Um filme com personagens sem nome, uma pessoa fica cega no meio do trânsito caótico de uma grande metrópole, sua cegueira é branca, algo totalmente incomum, ele é ajudado por um homem que lhe deixa em casa e leva o seu carro, mais tarde com sua esposa em casa ele vai ao médico oftalmologista que nunca tinha visto caso parecido.


O médico pesquisa em casa sobre o assunto e não chega a conclusão nenhuma, quando ele acorda no outro dia, esta com o mesmo problema, ele procura ajuda de colegas de profissão, resolve ficar no hospital, sua esposa acaba indo junto, dizendo que ficou cega, mas ela de fato não está.


Eles vão para um hospital abandonado onde ficaram em quarentena, aos poucos vão chegando mais e mais cegos, eles recebem comida e são monitorados por militares, que não tem contato com os cegos e não deixam que eles fujam.


O hospital começa a ficar cheio a situação de higiene é precária e a comida já não é suficiente para todos que vem todos os dias, formam-se grupos que logo começam a se confrontar, lutam por comida, há estupros coletivos, até o momento em que percebem que não tem mais nenhum militar e eles estão livres.


Eles andam em um grupo pela cidade que está em estado de caos, carros abandonados, sujeira pelas ruas, pessoas procurando o que comer, algumas pessoas se juntam em grupos para tentarem se proteger.


O grupo da esposa do médico que os guias com seus olhos, é formado pelo médico, um velho, uma prostituta, uma criança, o primeiro cego e sua esposa, eles vão atrás de comida e ficam na casa do médico, até o momento que todos voltam a enxergar.


Ensaio sobre a cegueira é um filme dinâmico, tem bastante ação, não no sentido de tiros, carros, e sim na sua velocidade, ele passa rápido, quando você percebe ele já acabou, mas isso não é uma vantagem, porque algumas cenas poderiam ser um pouco mais exploradas, como mostrar a sujeira do hospital, ser um pouco mais nojento, mostrar o asco das pessoas diante de tanta sujeira e fedor, mostrar mais violência, como no caso dos estupros, ficou um filme para norte-americano recatado ver, quem leu o livro, acaba achando que ficou vazia a estória, são mídias diferentes e cada uma tem a sua particularidade, mas poderia ser explorada de uma forma mais fiel, sei que vão me criticar, mas não gostei, portanto assista e tire suas conclusões.

Espero que saia em DVD uma versão estendida com mais cenas, que sei que foram gravadas, dando mais realidade a estória.

Eu participei da produção, fui extra/ajudante em duas diárias externas, foram as cenas do policial que encontrar o ladrão quando ele fica cego, o médico andando pela antes de ficar cego e algumas cenas do grupo andando já na cidade no caos, foi uma experiência legal, ver todo o dinamismo e profissionalismo da equipe que teve muito trabalho para segurar as pessoas, para que elas não aparecessem em quadro e também ver como funciona a produção/filmagem de uma grande produção, com atores profissionais que são celebridades e a difícil arte de dirigir, que demanda muitas responsabilidades.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu tambem achei que o filme podia ser bem mais pesado.

Unknown disse...

Concordo que o livro é bem mais interessante e as cenas poderiam ser mais "pesadas". Mas não ficou ruim, o clima de caos presente no filme deu conta do recado. Gostei muito do filme, mesmo sendo uma adaptação e acho que foi acertada a escolha de Meirelles.

Leandro disse...

Concordo: faltou a sujeira, a violência de algumas cenas, principalmente a do estupro. Outro momento que fez falta foi o caos da chegad da mais de uma centena de cegos na quarentena. No livro, este momento é espetacular.
Mas fico pensando se eu não tivesse lido o livro e fosse lá ver o filme. Eu não teria a medida, e possivelmente acharia tudo perfeito. Não sei, mas eu acho que os julgamentos negativos que todos estamos tendo é mais fruto da comparação do que do filme mesmo.

Paulo Oliveira disse...

Imaginando uma cidade, onde as pessoas não enxergam mais, e o caos se instalou, teria mais violência e sujeira, as pessoas não demonstram muito nojo no filme.