quarta-feira, 2 de abril de 2008

Betty Blue (Betty Blue 37º 2 – le martin)
Dirigido por: Jean Jacques Beineix
Duração: 182 minutos


Quando coloquei este filme para assistir não sabia o que esperar, um filme chamado betty blue, mas como ele foi muito bem indicado eu assisti, e vi um filme que tem tantas cenas, esquisitas e estranhas que acabei gostando.


Logo no início vemos uma cena de sexo, que de certa forma já causa um choque, ou diria estranheza, porque um filme que tem como um dos personagens principais uma mulher chamada Betty e seu namorado/marido chamado de Zorg, depois desta cena inusitada para se começar um filme, descobrimos a relação do casal.


Betty se muda para a casa de Zorg que fica feliz com a presença de Betty que em qualquer discussão tem ataques onde destrói tudo que estiver ao redor, joga todas as coisas de Zorg pela janela, menos o manuscrito de um romance que ele escreveu, mas que não conseguiu lança-lo e este manuscrito a caixa de pandora do filme, já que nunca ficamos sabendo sobre o que é o livro.
Depois de vários problemas eles se mudam para uma casa de uma viúva amiga de Betty, depois de um tempo aparece um namorado para a viúva que faz uma proposta para o casal trabalhar no restaurante dele, depois de mais ataques de Betty, inclusive com um dos clientes do restaurante, Zorg fica triste com aquelas atitudes, mas o amor dele por ela é tão grande que ele perdoa as crises emocionais de Betty.


Há outra virada no filme, quando a mãe do dono do restaurante morre e deixa uma casa e uma loja de pianos abandonada, Betty e Zorg aceitam cuidar da casa e da loja, conseguem se ajustar financeiramente e desejam um filho. Depois de muitas tentativas, onde Betty já começa a ter várias crises, pois não consegue engravidar.


Betty tem uma crise tão violenta que chega a arrancar um de seus olhos, o que deixa Zorg emocionalmente abalado, chegando a ter uma atitude radical quanto ao relacionamento do casal, assista ao filme para ter mais informações sobre o final do filme.


Betty Blue é um filme longo, com cenas bem fotografadas, diálogos e tramas esquisitas, estranhas e docemente belas, uma obra-prima, que não sei por que, talvez por ser um filme europeu, não teve tanta divulgação no Brasil, foi lançado no mercado nacional, mas acredito que está fora de catálogo, é um filme que vale ser assistido, tanto para aqueles que gostam de filmes com tramas e enredos complicados, quanto para os fãs de ótimas imagens.

3 comentários:

Anônimo disse...

é um filme de impacto

o que mais me intrigou foi que uma das minhas amigas mais meigas é fissurada nesse filme e foi ela q fez eu assistir

rs

Marcos Paula disse...

Amigo acho sempre interessante a idéia de exister blogs sobre filmes. Ou então, o mais importantens, blogs que demonstram pensamentos sobre linguagens e comunicação.

No entanto, devo mencionar que você é subjetivo demais em suas avaliações. Como cinéfico e crítico você deveria dar mais mérito a produção intrinsecamente de cada filme do que se ater a contar a história.

Logo, dê coerência as seus argumentos. Apresente pontos que justifiquem o porquê desse filme ser de qualidade ou não. A história por sí é apenas subjetividade.

Depois de tudo espero que mesmo não concordando, você aceite minha crítica, ou então, que crítico você seria se fizesse o contrário?

Abraço.

Anônimo disse...

boa critica!