terça-feira, 3 de março de 2009

A ARTE DE PENSAR NEGATIVAMENTE (Kunsten a tenke negativt)
Dirigido por: BARD BREIEN
Duração: 75 minutos


Este é um filme norueguês muito bom, a estória gira em torno de um grupo de pessoas que tem problemas pós-traumáticos.

O filme começa com uma sessão com um grupo, liderado pela psicóloga Tori que está lendo o final do seu livro, sobre como superar desafios, o grupo é composto por Lillemor, uma velha que não gosta de viver num pobre apartamento e suas dividas, Asbjorn, um velho de cadeira de rodas que não diz nada, Marte que tem é tetraplégica e vive sorrindo e seu marido Gard que tenta superar os problemas junto com a esposa.

O grupo receberá um novo integrante, seu nome é Geir, é um velho soldado que agora é cadeirante, ele vive com sua esposa Ingvild que o acompanha mesmo após o acidente.

Geir fica somente em seu quarto assistindo velhos filmes, escutando Johnny Cash e fumando maconha, Ingvild cansada das atitudes destrutivas, resolve chamar o grupo para que ele veja que há pessoas iguais a ele que são felizes.

O grupo segue até a casa de Geir que é grande porque ele tinha um bom seguro de vida, o grupo é recebido com hostilidade, Geir joga objetos nos convidados, descarrega um extintor e diz palavras ofensivas dizendo que não precisa de um grupo de aleijados problemáticos em sua vida.

Depois de um tempo Geir se acalma e sua esposa o convence a descer e falar com o resto do grupo, Tori apresenta o grupo a Geir que não dá a mínima para o que ela está fazendo, consegue irritar Tori e a deixá-la nervosa.

Logo depois de alguns momentos tristes e tensos, criados com maestria por BARD BREIEN, Geir toma a liderança do grupo que começa a beber e se drogar pela casa, Ingvild transa com Gard, já que os dois não transavam havia muito tempo, com os sentimentos aflorados pelo álcool, Marte tenta um suicídio, a velha Lillemor e o tarado Asbjorn que vivia pegando nos peitos da Tori, que a esta hora já tinha desistido do grupo, tentam um relacionamento.

Depois de toda uma noite de farra o grupo acorda de ressaca e resolve tomar um ar e comer um bolo na varanda, parecem estar todos felizes e aliviados, ter extravasado no dia anterior deve ter sido maravilhoso para eles.

Tori volta e resolvi perdoar o grupo, Geir diz que ela não obteria sucesso sem ele ter lhe ensinado “A ARTE DE PENSAR NEGATIVAMENTE”.

Este é um daqueles filmes que tem ótimas cenas, não deixam de mostrar tanto o lado ruim das pessoas e pessimistas das pessoas quando elas estão em uma situação difícil e mostra que mesmo aquelas pessoas sempre otimistas perdem a linha em situações extremas quando acontecem os problemas com elas, os personagens são maravilhosos, a iluminação na maioria do tempo é escura e real, dando ainda mais tensão as cenas.

A arte de pensar negativamente pode lhe ensinar muita coisa e mostrar que a parte negativa das pessoas podem trazer muito mais tranqüilidade do que ficar apenas maquiando e mascarando os problemas e frustrações.

2 comentários:

Leandro disse...

Nossa, parece mesmo genial!
Vou ver se consigo encontrar por aqui e assistí-lo.

Sempre passo por aqui, gosto muito do Mente Insana.

Abraços, Paulo

- Peter disse...

Gostei da Dica.

E vários outros filmes qe postou aqui, mas acho que nunca comentei.

Abação.