quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Canções de amor (Les Chansons D Amour).
Dirigido por: Christophe Honoré.

Duração: 91 minutos.


Pode parecer estranho um filme com o título de canções de amor aqui no blog, é um filme sobre este sentimento tão confuso e estranho, é um musical moderno, é um filme sobre morte, ainda vou fazer um tese que todo filme europeu fala de morte. Enfim, um filme francês que participou da seleção oficial do festival de Cannes de 2007.

O filme é dividido em três partes, a primeira é chamada de A Partida, temos um personagem principal que se chama Ismael, ele tem uma namorada, Julie, na verdade descobrimos que são duas namoradas, a outra é Alice. Eles vivem um romance a três. Os relacionamentos a dois já são complicados, em três os problemas são maiores, mesmo assim eles parecem viver bem, mesmo com algumas discussões sobre relacionamento que parecem agredir principalmente Julie. Julie parece não estar feliz, mesmo com Ismael dizendo que ela é a preferida e que ele só ama a ela. Alice também não parece se preocupar com o amor dos dois. A primeira parte do filme se encerra com a morte de Julie por ataque cardíaco.

A segunda parte da estória é intitulada de A Ausência. A família de Julie era bem ligada a Ismael, e sua irmã mais velha está preocupada com Ismael, ou tenta encontrar nele o que restou de sua querida irmã. A todo o momento ela parece querer controlar o que ele faz. Ismael não está muito bem, Alice não continua com ele, faz coisas que talvez não fizesse quando Julie estava viva, como sair com uma garçonete e ter um relacionamento homossexual. O que mais prende Ismael agora é Erwann, um jovem estudante, apaixonado, intenso. O ponto de virado da segunda para a terceira parte é a possível consolidação do romance entre Ismael e Erwann.

A terceira parte é O Regresso, com a família de Julie ainda preocupada com o Ismael, ou talvez tentando lidar com a perda de Julie de um modo um tanto quanto estranho, ainda se apoiando em Ismael para tentar lembrar bem da filha e irmã. Ismael se sente confuso, não sabe muito bem se deve ficar com Erwann, Alice parece que não está em seus planos. O desfecho é tranqüilo, talvez o esperado pela maioria.

O filme conta com diálogos comuns misturados com músicas que ajudam a contar a estória, eu não rotularia o filme como um musical apenas, há mais em Canções de Amor, as canções são algo para acrescentar na estória e não apenas musicas e coreografias que aparecem do nada e sem sentido, como a maioria dos musicais, principalmente os americanos. Tem um roteiro bom, com diversos momentos interessantes, sempre focados na questão do sentimento de amor que uma pessoa pode desenvolver por outra. Vale a pena por ser algo diferente do que se costuma ver em comédias românticas que geralmente focam no amor que no final sempre dá certo. Apesar de Canções de Amor não ser uma comédia romântica. É um drama musical. Ou algo que segue mais ou menos esta linha de raciocínio de estória e estética fílmica.

Nenhum comentário: