terça-feira, 23 de junho de 2009

O Anjo Exterminador (El Angel Exterminator).
Dirigido por: Luis Buñuel.

Duração: 88 minutos.


Este filme de Luis Buñuel, não é dos seus filmes da fase surrealista, mas mantém fortes características do Surrealismo. É uma critica aos costumes da alta sociedade e um leve pontapé na fé religiosa.

Os funcionários de uma mansão estranhamente estão deixando o trabalho, bem no dia em que terá uma festa. Eles fazem o trabalho do dia e vão embora. Não sabem o motivo da vontade de ir embora, no entanto, não conseguem ficar na mansão. Diante da saída dos funcionários fica apenas o mordomo, que terá de servir o jantar sozinho.

Os convidados chegam a mansão, já na mesa eles conversam sobre comidas, viagens e também fofocas. Entre os convidados há um médico, um maestro, um pianista, executivos e demais pessoas que freqüentam a alta sociedade. Depois do jantar há algumas danças e mais conversas. O médico chega a beijar uma de suas pacientes, ele diz à ela que está ótima, logo depois confessa à um outro convidado que não tem três meses de vida, ela está com câncer, daí Buñuel já começa a questionar a ética de algumas profissões, neste caso a medicina.

Depois de tocar uma sonata e ser parabenizada por todos, a pianista diz que não tocara mais, pois, esta cansada e vai embora. A dona da casa combina com o amante para ele a encontrar no quarto dela quando as pessoas começarem a ir embora, só que ninguém parece querer ir. Alguns deitam de bêbados no sofá, vão arrumando uma desculpa e vão se acomodando. No fim todos os convidados acabam por dormir ali mesmo na sala.

No outro dia eles começam a acordar, os anfitriões não entendem porque os convidados não vão embora, resolvem servir o café da manhã para ver se depois vão embora. Há apenas o resto do jantar e café. Os convidados começam a perceber que aquela situação não é normal, não é da etiqueta deles. Apartir daí nenhum deles consegue sair da sala, nem o mordomo. Uma pessoa passa mal, algumas se desesperam, outras tentam se acalmar e tentar encontrar uma solução para o mistério.

Sem ter ajuda a pessoa que passa mal acaba morrendo, eles a colocam em um “closet”, onde a anfitriã transa com o amante, algumas pessoas já não ligam para as aparências e começam a mostrar toda a sua mesquinharia. Depois de dias sem ter água e comida, as pessoas começaram a ter atitudes extremamente irracionais, mostrando que nestas situações a racionalidade dos intelectuais deixa de existir para aflorar o instinto animal de sobrevivência. Eles resolvem quebrar a parede para conseguirem água, conseguem achar um cano, quase se matam para conseguir beber primeiro. No auge do stress e loucura, tentam matar o anfitrião, já que, o julgam culpado pela situação.

Ao lado de fora da mansão, a polícia, familiares e os funcionários também não conseguem entrar nem os soldados conseguiram invadir.

Em certo momento encontram uma solução para o problema e todos conseguem sair da mansão. A próxima cena são eles dentro de uma igreja ao final da missa ninguém consegue sair.

O anjo exterminador ainda mostra excentricidades dos anfitriões que tem um urso e ovelhas em sua propriedade e há várias metáforas que enriquecem o filme. Mesmo com um roteiro cheio de conflitos o filme pega um pouco no ritmo que por momentos se torna cansativo e por ser preto e branco e uma fotografia escura, pode causar sono. Mas não deixe de ser um ótimo filme.

Nenhum comentário: