terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os olhos da cidade são meus (Anguish)
Dirigido por: Bigas Luna
Duração: 89 minutos




Este filme eu poderia dizer, a grosso modo, que é um filme de horror que o David Lynch faria. Com cenas de suspense e horror, com toques do irreal misturado com o real.

Um funcionário de uma clínica oftalmológica é demitido por usa incompetência profissional, seu nome é Jonh, ele é totalmente submisso a sua mãe, uma velha psicótica que hipnotiza e ordena seu filho a sair coletando olhos humanos pela rua.

Com a sua busca por "todos os olhos da cidade" ele deixa rastros de sangue, e procura se vingar de todos aqueles que foram responsáveis por sua demissão.

A perseguição continua sobre a cidade e Jonh procura mais olhos e pessoas, é depois de cenas de brutalidade que começa a confundir o que é sonho e o que é realidade. Num cinema vemos pessoas assistindo um possível filme de terror onde outras pessoas estão assistindo um filme de terror onde pessoas são assassinadas, é confuso mesmo no início, mas no final tudo se revela.

Eu gosto de filme porque não é apenas um filme batido de horror, na linha slasher/ serial killer, é um filme inteligente, com roteiro muito bom, não que os clássicos como Sexta-Feira 13 e A hora do Espanto sejam filmes ruins, mas Os olhos da cidade são meus é um outro tipo de filme de horror que deveria ser mais bem explorado, já que hoje em dia os filmes de horror da atualidade são copias medíocres de fórmulas que deram certo como do ótimo "Jogos Mortais".

Seria bom ver outros bons filmes de horror nesta linha novamente sendo lançados, não se precisa apenas copiar os sucessos, criar coisas inteligentes e ousadas deveria ser uma coisa freqüente e constante no cinema, é uma pena que isso não aconteça, mas esse filme esta aí para mostrar que ótimos filmes foram feitos também na linha de horror.

Para quem gosta de filmes de horror e David Lynch vai adorar este filme, aos mais radicais fãs de horror, talvez sintam falta de sangue, porém não deixa de ser um ótimo filme para os amantes de cinema.

Nenhum comentário: