quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O cheiro do ralo (nacional)
Direção: Heitor Dhalia
Duração:
112 minutos


Este é um dos melhores filmes nacionais já feitos, apesar de ter sido injustiçado pelos grandes meios de comunicação que não deram a importância devida ao filme, mais isso o torna melhor ainda, já que não caiu na graça do povo que sempre banaliza os filmes.


O cheiro do ralo, trata-se da história de Lourenço (Selton Melo), proprietário e comprador/vendedor de uma loja de produtos usados, que trata as pessoas com total desprezo, não pelo que são e sim pelo que elas querem vender.


Com o ralo de seu banheiro entupido e o cheiro impregnando em seu escritório ele vai se relacionando com seus clientes que lhe querem vender de tudo, entre um violinista que quer vender uma raridade e diz que o cheiro não vem do ralo e sim dele, uma drogada que vende de tudo, e diversos personagens bizarros e ao mesmo tempo intrigantes.

Lourenço se apaixona por uma garçonete, ou melhor dizendo pela bunda de uma garçonete, ele vai todos os dias a uma lanchonete que faz um péssimo lanche apenas para ver a Bunda, nome que ele dá para a garçonete.

Ele dispensa a esposa, não sabe o nome da empregada e fica vendo a Vaca de Rosa dando aulas de aeróbica na televisão e continua tratando todos com desdém.

O olho de vidro, ele compra um olho de vidro que vira seu terceiro olho, que seu antigo dono diz que já tinha visto tudo e ele manda a pérola, “...ele ainda não viu a Bunda...”, adoro os diálogos do livro que alguns foram colocados em sua integram quando adaptados do livro de mesmo título.
Ele leva o olho para ver tudo, ele vê as pessoas que vêm vender suas porcarias e objetos de valor sentimental, uma das melhores cenas é quando as pessoas dizem que o objeto tem muita história e quando as pessoas trazem objetos muito pesados e ele mesmo gostando do objeto mandar levar de voltar apenas para ver a pessoa sofrer.

O cheiro do ralo piora, ele não quer pagar caro para um pedreiro concertar, ele tenta entupir, encher de cimento e tudo mais, mais o cheiro só piora talvez o cheiro não seja do ralo, até o momento que ele consegue fechar o ralo totalmente e algumas coisas começam a mudar em sua vida.

Ele faz propostas para a Bunda, se envolve em encrencas, paga para ver mulheres nuas e compra não só os objetos, mas as pessoas também, ele começa a pirar e mostrar que nós vivemos pelo dinheiro e somente pelo dinheiro, é uma ótima metáfora.

Este filme é baseado no livro de Lourenço Mutarelli, que é um gênio moderno, se você não gostar do filme leia o livro, que você possível gostará, uma história que poucos conseguiriam imaginar com tanta perfeição, um quebra-cabeças incrível de um sujeito excêntrico e rico que quer comprar tudo, inclusive as pessoas, com personagens incríveis, jamais visto no cinema nacional.

Espero que os próximos livros de Mutarelli, sejam adaptados a altura de seus livros como “O CHEIRO DO RALO” e que façam filmes de qualidade para admirarmos e nos sentirmos felizes ao sairmos do cinema e acaba de sair o filme no DVD, imperdível.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu vi na mostra, de graça, na pré-estréia.
a bunda tava la, sentada atras de mim, tava o Selton...todos eles

so faltou o Mutareli