terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Teta Assustada (La teta asustada).
Dirigido por: Claudia Llosa.
Duração: 95 minutos.


Este é um filme co-produzido entre Espanha e Peru, a estória ocorre na periferia da capital peruana, Lima. Teta assustada é uma doença psicológica causada pelo medo, através de traumas causados pelo terrorismo, miséria e guerra. Assim acreditam os povos indígenas do Peru.

Fausta é a jovem personagem que tem a teta assustada. Sua mãe a teve mesmo tendo sido concebida através de um estupro, sua mãe vem a falecer e isso causa uma grande mudança em sua vida. Fausta quer levar o corpo de sua mãe até o vilarejo onde nasceu, só que a falta de dinheiro se torna um grande empecilho, já que, precisa de um caixão e ainda pagar o transporte, uma luz surge ao fim do túnel quando a tia de fausta lhe arruma um emprego de doméstica em uma mansão.

Por sorte Fausta acaba indo trabalhar para uma velha compositora que passa por um momento de crise criativa. Quando viva a mãe de Fausta lhe ensinou a cantar para afastar a dor e o medo, nenhuma canção em especial, elas usam o sentimento momentâneo e junto de uma melodia criam uma letra, uma canção improvisada impulsionada pelo ardor sentimental. Não é um musical, as canções apenas complementam o filme, como se fosse uma trilha sonora interpretada pelos personagens e não uma música e uma coreografia que aparecem do nada. Aída a compositora, descobre o talento de Fausta e elas fazem um acordo. Aída lhe dará uma pérola do seu colar à cada canção que Fausta lhe cantar. Fausta que vive em uma tristeza profunda, uma timidez atípica, não consegue cantar á todo momento, somente em situações de esplendor sentimental.

Fausta tem total aversão à homens, sua mãe lhe falava tanto sobre estupro que ela acabou se reprimindo, ao ponto de colocar uma batata em sua vagina para que ninguém pudesse estuprá-la, as cenas focadas nesta situação são completamente constrangedoras e bizarras, mostrando !um dos sintomas” que a teta assustada causa em Fausta. Esta aversão lhe causa problemas de relacionamento até para falar com o jardineiro da mansão onde trabalha.

A Sr. Aída tem um concerto anual onde precisa apresentar uma nova música, com a ajuda de Fausta ela alcança seus objetivos, só que não quer cumprir a promessa que havia feito a Fausta de lhe dar as pérolas.

De pano de fundo vemos alguns costumes de um povo de periferia, que lembra bastante os dos brasileiros, em uma festa de casamento de uma prima de Fausta, vemos o povo trabalhador e pobre, dançando, bebendo, se divertindo, esquecendo dos problemas da miséria e do dia-a-dia. Personagens típicos de uma era moderna, também estão presentes, como um gay travestido assumido, um jovem vestido como seus ídolos, uma jovem que sonha se casar com um lindo vestido de noiva, todos tentando superar os traumas e medos de um momento muito ruim que viveram num passado recente. Um momento de reconstrução em suas vidas.

A teta assustada é um filme triste com belas imagens e uma estória que num primeiro momento tende ao bizarro, mas que após a reflexão se torna tão real quanto o nosso próprio dia-a-dia.

Nenhum comentário: