segunda-feira, 9 de março de 2009

QUERIDA WENDY (Dear Wendy)
Dirigido por: Thomas Vinterberg
Duração: 100 minutos


Este é um dos filmes pós Dogma95 dirigido por Thomas Vinterberg (festa em família) e escrito por Lars Von Trier (Os idiotas, Dogville) que é um estudo sobre armas, como diz Vinterberg nos extras do DVD.

Dick é um jovem que não quer trabalhar na mesma carreira do seu pai, ser um operário na grande mina que sustenta a maioria das pessoas da cidade. Depois de conseguir liberação do seu ele arruma um emprego num pequeno mercado na cidade.

É no mercado que Dick conhece Stevie,um estranho rapaz que não fala com ninguém.

Dick tem que ir por obrigação numa festa e sai para comprar um presente compra um velho revólver de brinquedo, decide que o garoto não merece o revólver e lhe dá um velho livro do “O retrato de Dorian Gray”, faltando as últimas vinte páginas. Dick resolve ficar com o revólver.

Depois da morte do seu pai, Dick começa a viver sozinho, acha a velha arma de brinquedo e mesmo sendo pacifista ele leva a arma para o serviço. Stevie vendo a arma reconhece que não é apenas uma arma de brinquedo.

Na hora do jantar Dick recebe uma inesperada visita de Stevie que lhe traz uma bala para a sua arma e lhe mostra a arma que havia sido do avó. Dick batiza a sua arma como Wendy.

Dick, Stevie e suas respectivas armas começam a visitar a velha mina abandonada para praticarem tiros, eles são pacifistas e prometem que nunca vão atirar em ninguém, apenas carregar as armas para aumentar a auto estima.

Depois de alguns dias eles estão muito melhores, andam com a cabeça erguida e são mais confiantes. Dick tem a idéia de compartilhar a fórmula deles para se ter mais confiança. Resolvem chamar os jovens fracassados da cidade. Entre os jovens estão Susan que trabalha na loja velha e fedida da mãe e que ainda não desenvolveu os seios. Huey um rapaz que nada de muletas porque não tem as pernas, apenas próteses e seu irmão Freddie que vive apanhando na escola.

Eles começam a ir na velha mina e fazem um grupo, que Dick batiza de Dandies, Dick consequentemente é eleito o líder e desenvolve regras para manter as armas escondidas e nunca atirar em pessoas. Eles são pessoas felizes agora, confiantes, com auto estima alta, tem amigos e um grupo para freqüentar.

Inesperadamente Dick recebe uma visita do xerife da cidade que quer que ele seja agente de condicional de um marginal, porque ele sempre foi um jovem decente, Sebastian é o nome do marginal, Dick resolve colocar o jovem nos Dandies porque ele seria o último que eles imaginariam para entrar no grupo.

Sebastian chega a usar a arma de Dick e lhe causar extrema inveja, porque Wendy parece ter se sentido muito bem na mão de Sebastian. Wendy é a paixão de Dick que fica muito enciumado.

O grupo teria que tomar ares maiores, foi quando Dick propôs levar uma senhora para visitar uma amiga, a velha senhora Clarabelle, estava muito velha e tinha medo que uma gangue lhe levasse a bolsa. Os Dandies então fariam a segurança da velha até a casa da amiga.

Com todo o planejamento feito eles executam o plano, até que Clarabelle cai no chão, um policial vem ajuda-la e pega a sua bolsa, assustada Clarabelle tira uma arma da bolsa e atira no policial, o matando. Os Dandies fogem e são perseguidos até o momento final onde eles enfretarem a policia.

Mesmo sendo pacifistas eles acham que suas armas devem ser usadas para levar Clarabelle ao seu destino, só que um monte de policiais estão protegendo o local onde eles devem leva-la. Uma batalha se inicia entre os Dandies e os policiais.

Os Dandies levam a pior, mas Clarabelle pode tomar o seu café com sua amiga.

Uma estória incrível, muito bem escrita por Lars von trier, não deixa a peteca cair, tem várias informações sobre armas e como elas apesar de estarem nas mãos de pacifistas não passam de instrumentos para matar outras pessoas. Sempre criticando os estados unidos mostram os jovens sem esperança que precisam se apoiar em armas para serem mais confiantes, se sentirem parte de algo, daí que surge o grupo com regras e diversos rituais.

Todos os atores tem ótimas atuações e o filme segue a velha linha de iluminação da velha estética do Dogma95, com iluminação natural, com câmera na mão, mas este tem trilha sonora adicionada e alguns planos com tripé. No entanto não deixa de ser outro filme maravilhoso destes dinamarqueses revolucionários.

Nenhum comentário: