sábado, 10 de maio de 2008

O Grande Lebowski (The Big Lebowski)
Dirigido por: Joel Coen
Duração: 117 minutos


Este filme certamente foi um dos grandes filmes que tive a oportunidade de assistir este ano, antes mesmo de ter visto “onde os fracos não tem vez”,que acabou por popularizar os Coen, eu já queria ter assistido O Grande Lebowski, que é um belo filme.

Jeffrey Lebowski, gosta de ser chamado de “O Cara”, é um vagabundo maconheiro que adora jogar boliche, até aí não tem nada de diferente, até que ele encontra um heterônimo milionário.
Depois de mijarem no tapete da sua sala por engano, por estarem procurando pelo Lebowski milionário e não pelo Cara, ele, influenciado pelo seu amigo veterano da guerra do vietnã, vai tirar satisfações com o “Grande Lebowski” para que ele tenha um novo tapete.

Lebowski não quer devolver o tapete do Cara e ele mesmo assim leva um tapete da casa do Lebowski que desenrola uma trama envolvendo a esposa gostosa do Lebowski que é velho e aleijado e tem um gentil mordomo, a esposa do Levowski é seqüestrada e Lebowski contrata o Cara para que ele resgate sua esposa.

O Cara entra numa enrascada, onde perde o dinheiro do resgate e tem o seu carro destruído pelo seu amigo louco, encontra a filha do Lebowski, uma louca artista feminista e mais uma gangue de alemães niilistas é uma verdadeira teia de aranha de suspense e enrascadas envolvendo o Cara que só queria um tapete.

O Cara tem muitas viagens causadas pela droga como estar voando sobre a cidade e estar dançando com muitas mulheres e a filha de Lebowski num boliche, estas cenas viajantes mostram a loucura em que Cara se encontra e estes sonhos revelam algumas coisas da trama e o desejo do Cara para a sua vida.

Depois de ter resolvido todas as confusões em que se meteu ele tem que enfrentar a morte de seu amigo e companheiro no time de boliche, que tem uma cena engraçada quando jogam as cinzas do amigo no mar.

Há ainda aparições de personagens estranhos, como um jogador de boliche que lambe a bola antes de jogar, um artista de vídeo, um detetive falido e chefões da pornografia.

Antes mesmo dos Irmãos Coen começarem a dividir a direção, eles já trabalhavam juntos e escrevendo, produzindo e dirigindo, espero poder assistir, mais ótimos filmes destes irmãos e poder resenhar os novos filmes destes que são um dos melhores cineastas da atualidades.

Nenhum comentário: