quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Asas do desejo (Wings of desire)
Dirigido por: Win Wenders
Duração: 126 minutos


Win Wenders é um dos mais importantes cineastas contemporâneos, certamente asas do desejo é o filme que mais gosto dele. Um anjo está na Berlim pós-guerra entre destroços e pessoas sem esperança de vida.


Na visão do anjo é sempre em preto e branco, ele pode ouvir os pensamentos das pessoas, não sabemos realmente qual é a função dos anjos na terra, já que eles não influenciam na vida das pessoas.


O anjo sempre está com outro amigo anjo que sempre conversam que gostariam de poder sentir o sabor de um café, o vento no rosto, a sensação de frio, a maldade nas pessoas, as mãos frias, mas os anjos não sentem nada, apenas ouvem os pensamentos secretos das pessoas.


Um dos anjos acompanha um escritor, que sente saudades da antiga Berlim, onde as pessoas eram mais simpáticas, gostavam de suas estórias, as lembranças boas ficam apenas em sua mente, já que não sobrou nada da cidade onde ele cresceu e viveu bons momentos, ele agora freqüenta um local de escombros e uma biblioteca.


Sempre está junto de um famoso ator americano que está filmando em Berlim, e gosta muito de estar vivo e aproveitar os momentos mais singelos. Está junto de uma trapezista pela qual ele se apaixona, ele deseja encontrar um homem, pelo qual sentirá o amor verdadeiro e o circo no qual trabalha terá uma última apresentação.


Ele está vendo que as pessoas têm um vazio dentro delas, que elas não conseguem encontrar na maioria das vezes um sentido para continuarem vivendo, acontecem mortes por suicídio e mortes por acidente, onde a pessoa achava que ainda era cedo para morrer.


O anjo consegue se tornar humano e começa a experimentar o que ele não conhecia, admirou as artes coloridas, o sabor de um puro e quente café, o ritmo contagiante da música, o vazio da perda de alguém e o nobre sentimento de se sentir completo e ter um motivo para viver.


Este filme aborda o tema da morte e de como algumas pessoas levam os problemas ao extremo e se sentem deprimidas e outras que sempre tem a esperança de que o futuro irá melhorar, as imagens deixam impressionado qualquer diretor de arte e fotografia a música de Nick Cave and the Bad Seeds, os diálogos mesmo lentos, não são sonolentos e você não pode perder este filme. Ótimo para uma tarde fria.

Um comentário:

Costurando-Marias disse...

Lindo!Fotografia, roteiro....uma sensibilidade contagiante!!!