terça-feira, 15 de julho de 2008

Os Cafajestes (nacional)
Dirigido por: Ruy Guerra
Duração: 100 min


Os cafajestes é o primeiro filme do cinema novo que coloco no blog, que com certeza, junto dos filmes de Glauber Rocha é um dos melhores filmes desta época do cinema nacional, que eu já tive a oportunidade de assistir.

Dois cariocas malandros que vivem de pequenos golpes, resolvem dar um grande golpe num velho rico, tirando fotos de sua filha nua em situações constrangedoras.

Jandir, interpretado pelo eterno cafajeste e machão do cinema Jessé Valadão e seu comparsa Vavá (Daniel Filho), combinam com Leda (Norma Bengell) para ir a uma praia e nadar pelados, ela fica pelada e eles se mandam com as roupas dela, numa cena tensa e sensual que dura quase 10 minutos com a nudez de Leda. Depois de recomposta ela faz uma proposta para os dois para tirar fotos de uma prima que é muito mais rica.

Os três vão para uma praia, totalmente deserta de Cabo Frio e fazem uma “festinha” para que Jandir e Vavá consigam seu objetivo, mas Vavá que é apaixonado por Vilma não consegue se aproveitar da fragilidade que ela se encontra e desiste de tirar as fotos.

Com a falha do plano da dupla, eles resolvem curtir os momentos. Usando de imagens perturbadoras e tensas. Ruy Guerra cria um clima perfeito para mostrar o desenvolver da estória que não deixa de ser menos perturbador que as imagens.

A forte influência da “Nouvelle Vague” francesa, em diálogos que em momentos se tornam políticos e falam de momentos difíceis e tensos da vida política do país e também por ter as tensas imagens.

Este filme entra no meu TOP 10 dos filmes nacionais, ainda não saiu em DVD, então tire o seu aparelho de VHS da garagem, pegue este filme e assista que vale a pena conhecer melhor o cinema nacional que com o cinema novo, não ficava devendo nada para o cinema mundial contemporâneo a sua época.

Nenhum comentário: