segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ED WOOD (Idem)
Dirigido por: Tim Burton
Duração: 127min

Tim Burton teve a coragem de filmar a biografia de um cineasta Thrash, aquele que faz filmes com sobras ou o lixo de outras produções, Ed Wood queria ser cineasta e não poupou esforços, trambicagens, mentiras e gambiarras para poder realizar seus filmes.

Johnny Deep é o ator que interpreta Ed Wood, o filme se inicia com uma viagem por cenas parecidas com as dos filmes de Ed Wood, depois corta direto para uma peça de teatro que ele dirigiu, com sua namorada e amigos e quase ninguém na platéia. Mesmo com o fracasso de público e crítica, Ed vê em uma produtora a chance de dirigir seu primeiro filme.

Ed começa a fazer o roteiro de Glen ou Glenda? Que deveria contar a estória de um travesti de Los Angeles, só que ele acaba contando sua própria estória, Ed Wood tinha o fetiche de se vestir de mulher, ele usava as roupas da namorada que tem um choque quando ele conta sua fantasia, mas ela acaba aceitando e ainda faz o filme com ele. Glen ou Glenda? Ainda conta com Bela Lugosi, o ator que fez o lendário Drácula, mas hoje é um drogado e falido.

Ed e Bela Lugosi se conheceram em uma estranha situação, Bela queria comprar um caixão e estava brigando com o vendedor, Ed que era apaixonado por terror, acaba dando uma carona para o Bela e nasce daí uma longa amizade.

Na estréia de Glen ou Glenda? Ed e sua namorada chegam atrasados e num carro conversível aberto em meio a uma chuva, entram no cinema que está uma arruaça por causa do atraso, logo saem porque estão quase destruindo o cinema.

Depois de Glen ou Glenda? Ed começa à procurar uma produtora para fazer seu próximo filme, ele gostaria de ser um Orson Welles que fez sua obra-prima aos 21 anos e ele ainda não conseguiu nem lançar um filme direito. Ed consegue convencer uns pastores à financiar seu próximo filme. O título escolhido pelos pastores é Plano 9 para outro espaço. Novamente com Lugosi e outra atriz principal que enganou Ed, dizendo que financiaria o filme, sua namorada o largou, mas ele encontra outra que o aceita, mesmo com seu fetiche em se vestir de mulher. As gravações vão acontecendo mesmo com imprevistos, a falta de continuidade e com o dinheiro acabando. Ainda tinha no elenco a famosa apresentadora de um programa de horror vampira.

Ed Wood fez vários filmes sempre usando restos de outras filmagens, até cenas excluídas de outros filmes, ele nunca teve reconhecimento com seus filmes, somente no final dos anos setenta com o boom dos filmes thrash americanos. Ele ajudou Bela Lugosi até a morte dele, chegou até a interná-lo em uma clínica de desintoxicação. Ed não conseguiu fazer grandes filmes como Orson Welles, porém ele tem a mesma importância, por ter feito e mostrado ao mundo filmes feitos com pouco dinheiro e muita vontade, um exemplo de superação das dificuldades para se trabalhar com arte, principalmente quando falamos da sétima.

Este filme não é dedicado apenas a fans e conhecedores do trabalhos de Ed Wood, mas à todos aqueles que apreciam o cinema e belas estórias.

Nenhum comentário: