segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Taxi Driver – motorista de táxi (táxi driver)
Dirigido por: Martin Scorcese
Duração: 114 minutos

Um dos filmes melhores filmes americanos de todos os tempos, este filme de Martin Scorcese, que venceu o Oscar recentemente, mais como um prêmio pela sua obra, com “OS INFILTRADOS”, do que pelo próprio filme, acho que re-makes não deveriam receber prêmios, mas voltamos ao Táxi Driver, que também tem a grande aparição de Jodie Foster que interpreta uma menina de 12 anos que se prostitui, e também o início da parceria entre Scorcese e Robert de Niro, que rendeu outros bons filmes.

Travis Bickle é um taxista na cidade de Nova Iorque que vive entediado com a sua vida, ele já está cansado de ser um simples motorista de táxi.

Ele encontra uma garota num comitê eleitoral para um candidato à presidência dos estados unidos, ele toma coragem e a convida para tomar um café, do café passa para uma sessão de cinema, acostumado a freqüentar cinemas pornôs, muito comum na nova iorque do final dos anos 70, ele leva a garota para um desses cinemas, ela chocada o deixa sozinho, ele tenta restabelecer o contato com ela, mas ela não o quer mais, então ele resolve seguir a sua vida.

Depois da sua desastrosa tentativa amorosa, vendo a sujeira pelas ruas de nova iorque como ele mesmo diz, prostitutas, cafetões, drogados e traficantes, querendo fazer algo mais de sua vida, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos, ou simplesmente limpar as ruas.

Compra armas, começa uma dieta mais saudável e a fazer exercícios físicos, para ter um corpo são, para ter uma mente sã, só que sua sanidade está cada vez mais perturbada e ele não deixará de usar a violência para cumprir as suas missões, que é matar o senador e candidato a presidência e os cafetões que usam de Íris, interpretada por Jodie Foster, como uma prostituta.

Em Táxi Driver, Scorcese aborda a vida de um comum taxista que aos poucos se vê num mondo rodeado de coisas que ele e os trabalhadores comuns dos estados unidos vêm como ruins e suas neuroses e insônias fazem com que ele busque um modo de fazer o bem, se tornando um herói das ruas, o que um político deveria representar para o seu povo, esta é a ligação entre Travis e o candidato à presidência.

Gosto deste filme principalmente na parte que ele aborda as neuroses de um trabalhador que se vê num mundo tão horrível e não faz nada para melhorá-lo e vai cada vez mais se sentindo ruim por estar de mãos atadas diante de tanta injustiça e desgraça. Tem ainda a famosa e muito parodiada frase: “you talkin´ to me?”, onde Travis fala com o espelho, apontando suas armas e a melhor de todas onde ele coloca a mão na cabeça, fazendo uma arma com as mãos como uma criança e atirando em si mesmo, diante dos policiais.

Faço uma analogia que se uma criança já pode transar ele também poderia voltar a ser criança e apenas estar brincando de matar.

Se você não quer ficar de fora das rodas de conversas sobre ótimos filmes, assista Táxi Driver.

Um comentário:

Dan[SM] disse...

Esse filme foi belo um achado!
Estava lah no canto da locadora...
agora ele faz parte dos minha lista de filmes favoritos!!
Até pensei em fazer um corte iqual ao dele, mais desisti =/